Um conceito arquitectónico em perfeita harmonia com a história e cultura da cidade

Uma das principais preocupações do Grupo Multi no desenvolvimento e conceptualização dos seus projectos passa pelo respeito pela história e cultura da cidade em que se inserem.

O conceito do Forum Barreiro, da autoria da T+T e da Broadway Malyan, foi projectado de forma a integrar-se na arquitectura e história da cidade, respeitando os traços e a cultura do Barreiro.

O Forum Barreiro assume-se como um espaço de prestígio, com uma arquitectura contemporânea que privilegia materiais de qualidade. A sua área comercial apresenta espaços abertos que funcionam como um prolongamento da cidade, sendo o acesso ao Centro feito através de duas entradas: a noroeste (pela estrada Stara Zagora, junto ao antigo Estádio do Barreiro), e a sudoeste (voltada para a nova rotunda).

As duas principais ruas do Forum Barreiro apresentam uma solução arquitectónica constituída por uma cobertura de madeira e vidro que protege de condições climatéricas menos favoráveis, de forma a proporcionar o máximo conforto aos seus visitantes.

Em traços gerais, o Forum Barreiro é composto por dois pisos acima do solo, que seguem o contorno urbano, e um terceiro piso onde estão localizadas as 4 salas de cinema. O topo sudoeste, a partir do piso 2, possui um bloco de habitação, com 6 pisos, orientado em torno da nova rotunda e no prolongamento da Rua Stara Zagora. As áreas de estacionamento e serviços de apoio situam-se nos dois pisos abaixo do solo, com acesso através de três entradas distintas.

 A revitalização do centro do Barreiro

Coerente com a sua política de intervenção na qualificação dos centros da cidade e integração urbana dos projectos que desenvolve, a Multi promoveu e participou na renovação do centro do Barreiro.

A nova imagem da cidade conta com o precioso contributo do arquitecto catalão Juan Busquets, considerado um dos maiores arquitectos europeus a nível mundial, no que diz respeito a planeamento e renovação de centros de cidades, e que foi responsável pelo plano urbanístico de Barcelona, Roterdão, Málaga, Genebra e Amesterdão.

O arquitecto é o responsável pelo projecto de arquitectura do Novo Mercado Municipal, parque de estacionamento subterrâneo, arranjos exteriores da praça 1640 e do Parque Catarina Eufémia, assim como do estudo prévio de integração urbanística que inclui a Rua Stara Zagora, a Rua Miguel Bombarda e a Avenida Alfredo da Silva.

 
     
 

SOBRE A MULTI DEVELOPMENT
A Multi Development actua à escala europeia como promotora de centros
urbanos, centros comerciais, parques de escritórios e projectos
multi-usos, criando e desenvolvendo ambientes que enriquecem e
melhoram a vida das comunidades em que se inserem. Com sede na Holanda, a Multi tem também escritórios e desenvolve projectos na Bélgica, Bulgária, Croácia, República Checa, França, Georgia, Alemanha, Grécia, Itália, Luxemburgo, Polónia, Portugal, Roménia, Eslováquia, Eslovenia, Espanha, Suiça, Turquia, Ucrânia e Reino Unido.
Criatividade e activos
A Multi Development combina criatividade e experiência para criar novos ambientes de vida capazes de traduzir as aspirações dos cidadãos. Com uma abordagem orientada para a concepção e o desenvolvimento e com a forte base de activos resultante das propriedades que detém, a empresa cria um substancial valor acrescentado em termos socio-económicos.
Reconhecimento à escala mundial
Desenvolvidos de acordo com o estilo de vida dos consumidores, de forma a respeitar e reforçar a cultura local, os projectos da Multi têm obtido um forte reconhecimento internacional, destacando-se o Kalvertoren e o Forum (Amsterdão), o Beursplein (Roterdão), o Statenplein (Dordrecht), o Regenboog Park (Tilburg), os Armazéns do Chiado (Lisboa), o Almada Forum (Almada) e o Forum Coimbra (Coimbra), entre muitos outros (ver lista em anexo 1), distinguidos com uma série de prestigiosos prémios internacionais, incluindo os MIPIM - International Market for Real Estate Professionals and Investors, ICSC – International Council of Shopping Centers, MAPIC – The International Market for Retail Real Estate  e ULI – Urban Land Institute.
Presença em Portugal
A MULTI está presente em Portugal desde 1990 e a sua prestação no mercado permitiu-lhe conquistar grandes projectos a exemplo do Arquiparque, Forum Aveiro, Armazéns do Chiado, Forum Algarve, Parque Mondego, Almada Forum, Forum Montijo, Forum Madeira, Forum Viseu, Forum Coimbra e o Forum Castelo Branco.
Actualmente a MULTI tem dois projectos em construção no nosso país, o Arquiparque II e o Espaço Guimarães, e uma série de outros projectos em desenvolvimento, nomeadamente em Setúbal, Sintra, Alverca e Cascais, entre outros.
Na área dos centros comerciais, Portugal foi o primeiro país onde a MULTI desenvolveu e aplicou o conceito de Gestão Personalizada.