artbarreiro.com fotos: ferreiradaluz@netvisao.pt
Almoço de 23 de Setembro - Fotos
Centenário da República assinalado com nova Escola na Penalva - Barreiro O flash pode demorar um pouco a carregar na primeira vez    
   

Fonte: ROSTOS ON-LINE
«Era das mais degradadas do concelho do Barreiro»
Pedro Marques, Secretário de Estado da Segurança Social, no decorrer da Cerimónia inaugural da Escola do Ensino Básico da Penalva sublinhou que esta inauguração e todas as outras 100 efectuadas no país – “são uma homenagem à República, uma homenagem ao país que aposta na Educação”.
Carlos Humberto, presidente da Câmara Municipal do Barreiro, salientou que a Escola da Penalva era das mais degradadas do concelho do Barreiro, por essa razão foi apresentada uma candidatura visando a sua requalificação.O autarca referiu a acção dos Pais e Encarregados de Educação que ao longo dos anos pressionaram a Câmara para que melhorasse as condições da escola.
Manuela Espadinha, Directora do Agrupamento de Escolas de Santo António saudou o “renascimento” do novo “espaço pedagógico” na Penalva, onde salientou existem “melhores condições de aprendizagem”.
Eram muitos pais, familiares, professores, técnicos auxiliares da escola e técnicos da Câmara Municipal do Barreiro, todos associados num convívio comum para assinalar no dia do centenário da República a inauguração oficial da nova Escola do Ensino Básico da Penalva que, pode dizer-se, vai ficar como um exemplo de referência e qualidade na rede de ensino Básico do concelho do Barreiro e do país.
A cerimónia inaugural contou com a presença de Pedro Marques, Secretário de Estado da segurança Social; Manuel Malheiros, Governador Civil de Setúbal e Carlos Humberto, presidente da Câmara Municipal do Barreiro.
A inauguração da Escola do Ensino Básico da Penalva esteve integrada no programa de inauguração de 100 escolas, hoje inauguradas, por todo o país, no âmbito das comemorações do centenário da República, como forma de sublinhar a importância dada ao Ensino pelos Republicanos.

Aprendam a viver com eles próprios

 
 
Manuela Espadinha, Directora do Agrupamento de Escolas de Santo António saudou o “renascimento” do novo “espaço pedagógico” na Penalva, onde salientou existem “melhores condições de aprendizagem”.
Recordou que o objectivo da educação é contribuir para que os alunos “aprendam a viver com eles próprios”, sublinhando que a nova Escola do Ensino Básico da Penalva proporciona condições para que as crianças possam crescer e aprender.
Vicente Figueiras, presidente da Junta de Freguesia de Santo António da Charneca, expressou a sua satisfação por contar na sua freguesia com uma escola nova, onde os alunos podem crescer e aprender em melhores condições.
Apanhámos muita porrada nas orelhas
Carlos Humberto, presidente da Câmara Municipal do Barreiro, recordou que, quando pela primeira vez foi candidato à presidência da Câmara Municipal do Barreiro, visitou as escolas do Ensino Básico do concelho e desde então referiu concluiu – “precisamos que as nossas escolas sejam requalificadas”.
“Recordo a angústia com que fiquei por ver o estado em que as escolas se encontravam” - sublinhou
O autarca salientou que a Escola da Penalva era das mais degradadas do concelho do Barreiro, por essa razão foi apresentada uma candidatura visando a sua requalificação.
Carlos Humberto, referiu a acção dos Pais e Encarregados de Educação que ao longo dos anos pressionaram a Câmara para que melhorasse as condições da escola.
“Nas reuniões que fizemos com os pais, apanhámos muita porrada nas orelhas. Tinham razão. Era preciso agir. Os pais ajudaram-nos ao pressionar, por terem sido exigentes e também compreensivos. Ajudaram-nos a construir este novo equipamento escolar ” – sublinhou.
Carlos Humberto sublinhou a importância do envolvimento dos técnicos da autarquia, das vereadoras Sofia Martins e Regina Janeiro ( esta ausente por motivos de saúde).
 
 
         
 
  CONHEÇA O ARTBARREIRO.COM
     
         
 

O presidente da Câmara Municipal do Barreiro sublinhou o facto de todas as crianças da freguesia de santo António e do concelho do Barreiro terem, actualmente, acesso ao Ensino Pré-escolar.
“Em 2011, esperamos que todas as crianças com 5 anos e 50% das crianças com 4 anos terão lugar no pré-escolar” – salientou.
Carlos Humberto, referiu ainda que estão em construção mais 4 salas de pré-escolar na freguesia do Alto do Seixalinho, vai avançar a construção, no próximo ano, de salas na Escola nº 2 do Lavradio e na Escola dos Fidalguinhos, e, em Palhais no ano de 2012.
Recordou que, na nova Escola da Penalva ficam criadas as condições para uma eventual ampliação de mais quatro salas de aulas.
Uma homenagem à República
Pedro Marques, Secretário de Estado da Segurança Social, referiu que a inauguração de 100 escolas hoje, por todo o país, era uma homenagem aos republicanos que – “acreditaram que a educação era importante”.
Recordou que quando da implantação da República em Portugal o analfabetismo rondava os 75%.
Pedro Marques, salientou a importância das parcerias do Governo com as Câmaras Municipais, que, hoje, “acreditaram nesta prioridade para o país que é a Educação”.
O Secretário de Estado salientou que com a realização de obras de requalificação em centenas de escolas por todo o país também foi dado um contributo para que empresas locais promovessem a sua actividade e criassem postos de trabalho.
“Estas obras nas escolas deram oportunidades de emprego” – sublinhou.
Pedro Marques, a finalizar reforçou a ideia que esta inauguração e todas as outras 100 efectuadas no país – “são uma homenagem à República, uma homenagem ao país que aposta na Educação”. 5 de Outubro de 2010
Fonte: ROSTOS ON-LINE