sdim3583_small.jpg sdim3565_small.jpg sdim3571_small.jpg sdim3596_small.jpg sdim3574_small.jpg sdim3580_small.jpg sdim3589_small.jpg sdim3590_small.jpg

A convite do Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho, os jornalistas foram conviver um pouco com o Mestre Malangatana.

Como é do conhecimento geral, Malangatana foi convidado a executar uma escultura para a Cidade do Barreiro. A Obra vai ser implantada na Praça da Amizade, a rotunda do novo Fórum Barreiro onde começa a Av. Alfredo da Silva e a Rua Stara Zagora.
Fomos encontrar o Mestre a trabalhar, bem instalado, num local aprazível e inspirador como se recomendava para o efeito. Tem dois Canteiros a colaborar com ele na feitura das várias peças que compõem a Obra. Observámos pormenores bem adiantados e pudemos assistir ao desempenho dos artistas. Primeiro as mãos experientes do Mestre a traçar o desenho na pedra a seguir a rebarbadora a traduzir na pedra a vontade do Criador.
Por não ser da nossa vontade divulgar seja o que for acerca da obra antes da sua concretização, só queremos passar uma mensagem de grande expectativa numa Escultura que vai ser sem dúvida nenhuma um factor de muita atenção para a Cidade do Barreiro.
Mais tarde algumas palavras sobre a forma como Malangatana sente este projecto, que para ele é muito mais do que um Artista Moçambicano a criar uma escultura no Barreiro, é sobre tudo Moçambique que está com Portugal. Eles Lá sabem que eu estou no Barreiro a fazer uma Escultura.
Ouvimos ainda o Presidente da Câmara a esclarecer alguns pormenores de outra ordem que não a artística, o financiamento. Ficámos a saber que uma grande (mesmo muito grande) parte dos encargos financeiros com a Obra é da responsabilidade da MULTI, a empresa que construiu o Fórum Barreiro.
Quando questionado acerca de uma data para a Obra estar acabada, o Mestre respondeu que por motivo óbvio não é possível satisfazer essa curiosidade.